sexta-feira, 19 de abril de 2013

Você é aquilo que você come....

O padrão alimentar de cada individuo, está directamente correlacionado ao seu estado de saúde e qualidade de vida.
Associado a modernização, houve mudanças significativas no padrão alimentar e comportamental dos indivíduos, tornando a qualidade da alimentação prejudicada, associada a um maior consumo calórico e diminuição da actividade física.

Além destes aspectos, vale ressaltar que as pessoas deixaram de dar a devida atenção à alimentação, a qual passou a ser mais uma das atividades a serem realizadas durante o dia.

Estatisticamente, verifica-se um aumento crescente de indivíduos com excesso de peso nas diferentes faixas etárias e/ou classes sociais. O excesso de peso, deve ser avaliado em graus, sendo que a obesidade, que é considerada um grau acentuado de excesso de peso, já é um problema de saúde pública nos dias actuais.

Neste contexto, devemos lembrar que a prevenção é a melhor solução para todos os problemas e o papel do nutricionista é antes de tudo, auxiliar o paciente na detecção de seus maiores problemas e dificuldades correlacionadas com alimentação e buscar alternativas e soluções.

A reeducação alimentar, é um método que busca ensinar conceitos relacionados com a boa nutrição, de forma que gradativamente o paciente consiga incorporar novos hábitos alimentares em sua rotina. Trata-se de um processo lento e gradativo, que respeita o ritmo de cada indivíduo.

Neste processo, o paciente participa ativamente e aprende a estruturar sua rotina alimentar independente do contexto que está submetido. É primordial promover manutenção de suas preferências e evitar a monotonia.

Além disto, acredita-se que uma mudança no comportamento alimentar, baseada em um processo de aprendizado, é a forma mais efetiva para que esta mudança seja sustentada.

Uma dieta mal conduzida pode acarretar uma série de problemas, dentre eles destacam-se as deficiências de nutrientes importantes, bem como a reengorda.

Durante todo o processo, o paciente é submetido regularmente a Avaliação Nutricional, que permite monitorar, de forma muito precisa, as modificações na composição corporal. Dispomos de um equipamento, denominado Bioimpedância, que permite avaliar os três principais compartimentos corporais: gordura, massa magra e água corporal.

Este instrumento é utilizado para realizarmos um diagnóstico inicial e como método de acompanhamento de evolução.

Sabemos que o nível de Gasto Metabólico é específico para cada pessoa e está correlacionado com faixa etária, estado de saúde, composição corporal, nível de atividade física diária, entre outros. Para esta análise, realizamos a Calorimetria Indireta em Repouso, que mensura consumo de oxigênio e liberação de gás carbônico, permitindo a definição da Taxa Metabólica.


Toda mudança de comportamento é difícil e requer dedicação. Durante o tratamento o paciente é parte ativa do processo e o sucesso esta intimamente relacionado com o grau de comprometimento e compreensão de todo o conteúdo.

O atendimento é individualizado e busca acima de tudo respeitar as peculiaridades de cada paciente. Procuramos sempre trazer os conceitos mais atuais da área e disponibilizar os recursos tecnológicos mais avançados. 


O Nutricionista:Paulo de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário