domingo, 14 de abril de 2013

Dúvidas e esclarecimentos sobre o peso na gravidez


O ganho de peso corporal durante a gestação inclui os produtos da concepção, incluindo o feto, a placenta e o líquido amniótico; e o aumento de tecidos maternos, como útero, seios (mama), fluidos extra celular e sanguíneo e tecido adiposo. Este ganho de peso depende directamente do peso com que a gestante iniciou a gravidez, ou seja, de acordo com o IMC (índice de massa corporal) pré-gestacional. Por isso, o total do ganho de peso varia de acordo com a característica de cada mulher.
O Instituto de Medicina (IOM), um dos componentes da Academia Nacional Norte-americana, já tinha proposto em 1990 valores de ganho de peso gestacional. Mesmo com a revisão mais recente das recomendações nutricionais por essa Academia, que deu origem a Dietary Reference Intakes (DRI), os valores de ganho de peso gestacional foram mantidos.
Portanto, o ganho de peso gestacional total para mulheres que começam sua gestação com peso normal (IMC de 19,8 a 26) deveria ser de 11,5 a 16 kg. Porém, esse ganho de peso é diferente em cada etapa da gestação. Para as gestantes com IMC normal o ganho de peso semanal deve ser de 65 g/semana nas primeiras 10 semanas; 335 g/semana entre as 10 – 20 semanas; 450 g/semana entre as 20 – 30 semanas; 335 g/semana entre as 30 – 40 semanas.
O quadro a seguir mostra o ganho de peso total na gestação e a partir do primeiro trimestre em todas as faixas de IMC.
IMC pré-gestacional (kg/m2)
Ganho de peso gestacional total (kg)
Ganho de peso por semana a partir do primeiro trimestre
(kg)
<19,8 – Baixo peso
12,5 – 18
0,5
19,8 – 26 – Eutrofia
11,5 – 16
0,4
26 – 29 – Sobrepeso
7 – 11,5
0,3
> 29 – Obesidade
Ao menos 6,8

Gestação de gémeos
15,9 – 20,4
0,7
Gestação de trigémeos
22,7


Preocupações comuns na gestação
CAFEÍNA
Os estudos não chegaram a nenhuma conclusão definitiva se a cafeína pode ou não causar problemas durante a gestação, porém a cafeína pode atravessar a placenta e deixar o bebé agitado, reduzir a absorção de ferro e em algumas mulheres causar náuseas e azia, além de interagir com outras substâncias como cigarro e álcool, induzindo a constrição dos vasos sanguíneos do feto. Por estas razões, recomenda-se limitar o consumo diário de café em 4 xícaras (200 a 300 ml).

  
ÁLCOOL
O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendada durante a gestação pois podem levar há consequências deletérias ao bebé afectando o sistema nervoso central, atraso no crescimento e retardamento mental.
CIGARRO
O cigarro não é recomendado durante a gravidez porque o bebé pode nascer já com o coração, os pulmões e o cérebro afectados e tendência a dependência química ao cigarro;
- Geralmente, filhos de mulheres fumantes nascem com baixo peso e altura. Há riscos de má formação do feto.


Recomendações gerais:
Nos primeiros 3 a 4 meses é frequente a presença de náuseas e vómitos, por isso siga algumas sugestões:
1. Divida ao máximo suas refeições, fazendo de 5 a 6 pequenas refeições durante o dia, em horários regulares, evitando jejuns prolongados e grandes refeições;
2. Mantenha bolacha água e sal, torradas ou cereais secos na mesa-de-cabeceira, para comer pela manhã, antes de se levantar da cama;
3. Limonada ou limão pode ajudar a controlar a náusea;
4. Evite alimentos com odores e sabores fortes;
5. Evite alimentos gordurosos e muito condimentados.
OBS: Diferentes soluções funcionam para diferentes mulheres, veja o que serve para você. Se tiver náuseas e/ou vómitos por muito tempo, converse com seu médico. Quando se sentir melhor, você irá precisar de uma dieta equilibrada, com alimentos de todos os grupos.

• Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
• Consuma pelo menos três frutas por dia, variando os tipos e de preferência com a casca;
• Dê preferência aos grãos integrais (aveia, arroz integral, gérmen de trigo, farelo de trigo, etc), pois são ricos em nutrientes e fibras;
• Beba bastante líquidos ao longo do dia, evitando o consumo durante as refeições;
• Evite excessos de gorduras e açúcares;
• Não deite logo após as refeições;

Caso você tenha que ficar hospitalizada ou de repouso absoluto:
Reduza o valor calórico da sua dieta, para não ganhar peso além do programado:
Evite alguns alimentos como feijão, repolho, couve-flor, ovo, batata-doce, pimentão, cebola e brócolis pois favorecem a formação de gases, provocando assim dor e mal-estar em algumas pessoas que possuem maior predisposição.  

Sem comentários:

Enviar um comentário